Etapa nº 1: Verificar a presença de piolhos
Verificar cuidadosamente com a ajuda do pente metálico, e de preferência à luz do dia, os cabelos de todos os membros da família.
Tratar todas as pessoas que tenham piolhos no mesmo dia, para evitar reinfestações.
- É mais fácil efectuar essa verificação com os cabelos secos.
- Após desembaraçar o cabelo com uma escova normal, verificar os cabelos mecha a mecha.
- Verificar ao nível da raíz dos cabelos, atrás das orelhas e sobre a nuca, pois estes são os locais onde habitualmente se encontram os piolhos e as lêndeas.
- Após cada utilização, limpar cuidadosamente o pente com água tépida e sabão, para evitar qualquer transmissão.
Etapa nº 2: Aplicar Paranix® Spray
Manter o spray a aproximadamente 10 cm do cabelo e vaporizar cuidadosamente no cabelo seco, de modo a assegurar que cobre todo o cabelo e couro cabeludo. Massajar bem das raizes até às pontas, com especial atenção às zonas do pescoço e atrás das orelhas. Esperar durante 15 minutos. Esta espera é fundamental para o sucesso do tratamento.
100 ml = até 4 aplicações dependendo do comprimento do cabelo.
Etapa nº3: Lavar o cabelo
Aplique a quantidade necessária de Paranix® Champô de tratamento, ou o seu champô habitual, directamente no cabelo sem o molhar primeiro. Lavar bem o cabelo assegurando que fica bem enxaguado (evite lavar com água fria). Lavar novamente se necessário.
Etapa n°4: Retirar os piolhos e lêndeas
Antes de secar o cabelo, retirar as lêndeas e os piolhos com a ajuda do pente metálico.
- Pentear o cabelo ainda molhado com o pente metálico.
- Dividir o cabelo em quatro partes: da frente para a nuca e depois de uma orelha à outra. Nos cabelos longos, pode-se entrançar cada parte.
- Tratar cada secção, isolando mechas finas de cabelo de modo a expor o couro cabeludo.
- Pentear cada mecha começando o mais perto possível do couro cabeludo.
- Retirar com o pente cada lêndea encontrada.
- Cada mecha que fique livre de lêndeas deve ser puxada para o lado.
- Para evitar qualquer reinfestação, deve limpar o pente após a utilização em cada mecha, com a ajuda de um pedaço de algodão ou compressa, e pentear sempre do alto da cabeça para baixo.
Etapa nº 5: Repetir a utilização 7 dias depois, se necessário
Verificar novamente a existência de piolhos no cabelo seco após 7 dias. Repetir o tratamento, se necessário. A repetição do tratamento diversas vezes não acarreta qualquer risco para o utilizador.
Não se esqueça de descontaminar o ambiente
Descontaminar as roupas, os lençóis, as toalhas e outros objectos (escovas, pentes...) que tenham estado em contacto directo com a cabeça, lavando-os a uma temperatura de 60ºC.
Aspirar cuidadosamente a casa e o carro. Deitar fora o saco do aspirador.
Nota importante: Os piolhos não desenvolvem resistência a Paranix®, devido ao seu modo de acção mecânico e não químico. Contudo, é possível que os indivíduos tratados sejam recontaminados por outros indivíduos não tratados (por exemplo na escola). Nesse caso, pode voltar a utilizar Paranix® sem qualquer risco, pois este será sempre eficaz.